sexta-feira, 16 de março de 2012

RELATO DE EXPERIENCIA APRESENTADO AO PROFESSOR VALDIMARIM NA UFPB, NO CURSO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE.

Numa manhã linda de um determinado sábado na Universidade Federal da Paraíba o professor Valdemarin iniciava mais uma aula. Como todo professor que é criativo e motivador o mesmo apresentou a turma a letra de uma música que segundo ele é de uma tribo indígena do Estado do Ceará.Enquanto falava da letra da música motivando todos cursistas a participarem daquele momento motivador, eu já estava pensando como poderia trabalhar aquele texto na minha sala de aula, como também e outros seguimentos enquanto resgate de valores culturais.
Sendo assim preparei a aula a partir do texto que muito me chamou atenção.

TEXTO
Sara Mussará Ô mainguê
Pré pré pré, tremboinguê
Pré pré pré, tremboinguê
Averana quatiá
Averá tremboinguê
Pré, pré, pré tremboinguê.
Apresentei o texto em um cartaz, fazendo a leitura para os alunos, em seguida convidei-os a fazer a leitura coletivamente. Depois de uma conversação sobre a importância do texto como resgate de uma cultura considerada rica em nosso País, iniciamos uma nova leitura do texto dessa vez extraindo do texto nomes apontados pelos alunos como:
Trem –boi – tia – Sara - Vera. Aproveitei o momento para listar os nomes apontados pelos alunos interdisciplinando conteúdos.
Sara e Vera(averana)– nomes de pessoas – substantivos próprios, perguntei quantos nomes de temos em nossa sala que iniciam com as letra S e V, como resposta tive: Veronica e seu sobre nome professora(Saturnino).Quando começava a me empolgar a aula terminou. No dia seguinte voltamos ao mesmo assunto, desta vez sugeri que meus alunos fizessem a leitura do texto que consideramos belo. Em destaque a palavra trem como meio de transporte ferroviário extraído da palavra tremboinguê e ainda pré como apelido de um morador vizinho da escola, como também a palavra tia membro importante da família. A partir daí apresentei um cartaz com todas as palavras na ordem alfabética.
Boi –pré –Sara – trem – tia – Vera.Ao apresentar o cartaz convidei –os a escrever em seus cadernos, seguidos de desenhos. Todo esse processo de atividade não terminaria em dois dias de aula; percebi que todos se envolviam na execução de cada atividades sugerida com muita vontade e desejo de novas descobertas.Chegaram a perguntar: sei que tem mais coisas nesse texto, sorri deixando que eles percebessem que sim.
No dia seguinte depois do momento de acolhida retomamos as atividades partindo da leitura do texto, desta vez divididos em grupos.Leitura que foi feita com muito gosto, sugeri que fizéssemos uma revisão de nossas descobertas explorando o texto. Depois em de um debate acerca do tema que fizemos em forma de dinâmica(passa a caixa).
Sendo assim resolvi falar para meus alunos que o texto é uma música e que iria ensiná-los a melodia.Depois de repetir várias vezes sugeri que todos cantassem juntos comigo.Foi maravilhoso; de volta para casa acompanho alguns de meus alunos, o que mais me encantou eles continuavam repetindo a belíssima melodia daquele texto tão interessante. Comecei preparar um ensaio para futuras apresentações.


Saturnino_maria@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário