sexta-feira, 23 de março de 2012

Educação da Fé. Oficina com tema: Perdão pelos Pecados.

TEMA

PERDÃO PELOS PECADOS



PAUTA DO ENCONTRO

1-ACOLHIDA

*LEVAR CADA CATEQUISANDO UM POR UM ATÉ AS CADEIRAS

*APRESENTAR TEMA

*ORAÇÃO: SERÁ FEITA EM FORMA DE DINÂMICA

DINAMICA

*SOLICITAR QUE OS PARTICIPANTES FIQUEM EM DUPLA, UM DE FRENTE PARA O OUTRO;

*COLOCAR A MÃO DIREITA NO OMBRO DO OUTRO;

*FECHAR OS OLHOS POR ALGUNS SEGUNDOS E LEMBRAR DO (A)COLEGA QUE MAGOEI, FIZ CHORAR, NÃO FUI ATENCIOSO, O FERI PROFUNDAMENTE, FIZ SOFRER. 1




*A ORAÇÃO SEGUE SEGUINDO ORIENTAÇÃO DO COMANDA;

*COLOCAR MÚSICA.

PERDÃO: PALAVRA TÃO PEQUENA QUE NOS PEDE

PARA SERMOS AMIGOS E FILHOS DE UM SÓ PAI.

PERDÃO: GESTO TÃO GRANDE QUE SOMENTE NÓS, QUE

ERRAMOS, PODEMOS DAR UM AO OUTRO E A NÓS MESMOS.

SERÁ QUE HOJE COMETI ALGUM ERRO?

OU TERIA SIDO ONTEM?

E O MEU AMIGO, TERÁ ERRADO TAMBÉM?

JESUS DISSE: SE TEU IRMÃO PECAR CONTRA TI, VAI CORRIGI-LO, TU E ELE A SÓS! SE ELE TE OUVIR, TERÁS GANHO O TEU IRMÃO (MT 18,15).



2-AGORA EM CIRCULO E SENTADOS, OUVEM UM AO OUTRO SOBRE O QUE SIGNIFICA SER PECADOR, SABER PERDOAR E COMO ISSO ACONTECE NO DIA - A – DIA.


3- AINDA NO CIRCULO OS PARTICIPANTES FARÃO A LEITURA DA BÍBLICA: Mt18, 21 -35 SER PERDOADO PARA TAMBEM PERDOAR





2




LEITURA DA PALVRA

CANTICO: PERDÃO SENHOR

PERDÃO SENHOR PORQUE SOU TÃO PECADOR
PERDÃO SENHOR, TANTAS VEZES ME OMITI.
PERDÃO SENHOR PELOS MALES QUE CAUSEI, PELAS COISAS QUE FALEI, PELO IRMÃO QUE EU JUGUEI(BIS)

PIEDADE, SENHOR. TENDE PIEDADE SENHOR.
MEU PECADO VEM LAVAR COM TEU AMOR
PIEDADE SENHOR, TEM PIEDADE SENHOR, E LIBERTA MINHA ALMA PARA O AMOR. PERDÃO SENHOR, PORQUE

SOU TÃO PECADOR.
PERDÃO SENHOR, SOU PEQUENO E SEM VALOR.
MAS MESMO ASSIM, TU ME AMAS, QUERO ENTÃO, TE ENTRGAR MEU CORAÇÃO, SUPLICAR O TEU PERDÃO (BIS).

Mt, 18,21 – 35. PERDOAR SEM LIMITES.

PEDRO APROXIMOU-SE DE JESUS, E PERGUNTOU “SENHOPR,
QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR? SE MEU IRMÃO PECAR CONTRA MIM? ATÉ SETE VEZES? JESUS RESPONDEU: “NÃO LHE DIGO QUE ATÉ SETE VEZES, MAS ATÉ SETENTA VEZES SETE. PORQUE O REINO DE DEUS É COMO UM REI QUE RESOLVEU ACERTAR AS CONTAS COM SEUS EMPREGADOS. QUANDO COMEÇOU O ACERTO, LEVARAM A ELE UM QUE DEVIA DEZ MIL TALENTOS. COMO O EMPREGADO NÃO TINHA COM O QUE PAGAR MANDOU QUE FOSSE VENDIDO MANDOU QUE FOSSE VENDIDO COMO ESCRAVO, JUNTO COM A MULHER E OS FILHOS E TUDO QUE POSSUIA, PARA QUE PAGASSE A DÍVIDA. O EMPREGADO, POREM, CAIU AOS PÉS DO PATRÃO E, AJOELHADO, SUPLICAVA: DÁ-ME UM PRAZO. E EU TE PAGAREI TUDO. DIANTE DISSO, O PATRÃO, TEVE COMPAIXÃO, SOLTOU O EMPREGADO, E LHE PERDOOU A DÍVIDA. AO SAIR DAÍ, ESSE EMPREGADO ENCONTROU UM
3
DE SEUS COMPANHEIROS QUE LHE DEVIA CEM MOEDAS DE PRATA. ELE O AGARROU, E COMEÇOU A SUFOCÁ-LO, DIZENDO: PAGUE LOGO O QUE ME DEVE. O COMPANHEIRO,
CAINDO AOS SEUS PÉS, SUPLICAVA: DÊ-ME UMPRAZO, E EU PAGAREI A VOCE. MAS O EMPREGADO NÃO QUIS SABER DISSO. SAIU E MANDOU JOGÁ-LO NA PRISÃO, ATÉ QUE PAGASSE O QUE DEVIA. VENDO QUE HAVIA ACONTECIDO, OS OUTROS EMPREGADOS FICARAM MUITO TRISTES, PROCURARAM O PATRÃO, E LHE CONTARAM TUDO. O PATRÃO MANDOU CHAMAR O EMPREGADO, E LHE DISSE: EMPREGADO MISERÁVEL! EU LHE PERDOEI TODA A SUA DÍVIDA, PORQUE VOCE ME SUPLICOU. E VOCE, NÃO DEVIA TAMBEM TER COMPAIXÃO DO SEU COMPANHEIRO COMO EU TIVE DE VOCE? O PATRÃO INDIGNOU-SE, E MANDOU ENTREGAR ESSE EMPREGADO AOS TORTURADORES. ATÉ QUE PAGASSE TODA A SUA DÍVIDA. É ASSIM QUE FARÁ COM VOCES O MEU PAI QUE ESTÁ NO CÉU, SE CADA UM NÃO PERDOAR DE CORAÇÃO AO SEU IRMÃO.



*REFLEXÃO DA PALAVRA:

GRUPO A –APRESENTAR TENA, CONDUZIR DRAMATIZAÇÃO (COMENTARISTA) UM CATEQUISTA.


GRUPO B

FARÁ O DIÁLOGO ENTRE JESUS E PEDRO ( DOIS CATEQUISTAS DO SEXO MASCULINO)

GRUPO C , D , E

REI E SEUS EMPREGADOS ( DEMAIS CATEQUISTAS )


COMENTÁRIOS DOS GRUPOS



4









PARA PENSAR


EM NOSSA CATEQUESE NÃO DEVERÁ EXISTIR LIMITES PARA O PERDÃO.

QUEM ESTÁ INCLUSO EM COMUNIDADE ,JÁ RECEBEU DE DEUS PERDÃO SEM LIMITES (DEZ MIL TALENTOS)

PARA VIVER BEM EM UMA COMUNIDADE É IMPORTANTE QUE ESTEJA CONTINUAMENTE BASEANDO-SE NO AMOR E NA MISERICORDIA MULTIPLICANDO O PERDÃO QUE CADA UM JÁ RECEBEU DE DEUS QUANDO SE INCLUIU NA VIDA COMUNITÁRIA.

ENQUANTO CATEQUISTAS E CATEQUISANDOS É SEMPRE BOM PENSAR:

O PERDÃO NÃO TEM LIMITES.



PARA VIVENCIAR


NOSSA RESPONSABILIDADE A PARTIR DESSA VIVENCIA SERÁ:

*FALAR DO PERDÃO DE DEUS QUE É SEM LIMITES EM NOSSAS VIDAS

EM NOSSA CASA

EM NOSSA ESCOLA 5

NO MEU GRUPO DE AMIGOS

ETC.


AGORA DE JOELHOS E DE MÃO DADAS REZEMOS AO SENHOR DEUS.

SENHOR, QUE SOIS O CAMINHO QUE LEVA AO PAI,

TENDE PIEDADE DE NÓS.

R. SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.

CRISTO, QUE PROMETESTES O PARAÍSO AO BOM LABRÃO.

TENDE PIEDADE DE NÓS.

R. CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.

SENHOR, QUE MUITO PERDOAIS A QUEM MUITO AMA,

TENDE PIEDADE DE NÓS.

R. SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS.





TODOS FICAM DE PÉ E CONTINUAM DE MÃO DADAS.


PAI E NOSSO

AVE MARIA.





6









Os fracos jugam e os fortes compreendem.
( KANT)



CATEQUISTA!

UM ÓTIMO ENCONTRO COM SEUS CATEQUIZANDOS.








7



IRMÃOS!

É NAS COISAS MAIS SINGELAS QUE ENCONTRAMOS A VERDADEIRA BELEZA.

É NOS MOMENTOS DE AFLIÇÃO QUE ENCONTRAMOS FORÇA E SABEDORIA...
É CAMINHANDO SEMPRE COM A PAZ, O AMOR, HONESTIDADE, HUMILDADE E A SOLIDARIEDADE QUE NOS ENCONTRAREMOS EM PERFEITA COMUNHÃO COM DEUS.

É NESSA COMUNHÃO COM DEUS QUE DEVEMOS PERDOAR SEMPRE PARA QUE TAMBEM SEJAMOS PERDOADOS.

A MÁGOA, O RAMCOR SÓ NOS TRAZ FERIMENTOS PRODUNDOS EM NOSSO CORAÇÃO.

É PRECISO AMAR, COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ,

SE ACREDITAR-MOS QUE SOMOS CAPAZES DE PERDOAR E MULTIPLICAR O AMOR DE DEUS ENTRE NOSSOS AMIGOS/IRMÃOS E TAMBEM COM SEUS FAMILIARES COM CERTEZA TEREMOS UM 2011 MUITO MELHOR, PORQUE É PRECISO AMAR E PERDOAR COMO SE HOUVESSE AMANHÃ.

MUITA PAZ.


















































Texto PAYPE (PEYPE)
Vamos cantar?

1-Quando pensei em ser animador(a) de comunidade, o que aconteceu?
2-Ao encontrar pessoas na minha comunidade com dificuldade, o que disse?
3-Quando alguém me magoou, o que pensei?
4-Mas quando comecei animar na minha igreja/capela, qual foi a sensação?
5-Quando os meus irmãos de caminhada estão desanimados pelos problemas do dia-a-dia, eu falo?
6-Como reajo as inovações?
7-ser animador(a) é?
8-E quando quero descobrir se estou no caminho certo?
9- Quando chega o dia dos encontros na minha comunidade?
10- E quando perguntam sobre a minha religião o que respondo?
11-E quando me pergunta se gosto da minha comunidade, o que respondo?








RESPOSTAS


1-Os sonhos mais lindos sonhei. De quimeras mil um castelo ergui.
2-Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.
3-Ainda vai chegar o tempo, prá fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.
4-Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo. Olhando pra vocês e as mesmas emoções sentindo.
5-Canta, canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida vai melhorar.
6-Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo. Agora, há tanta vida lá fora. Aqui dentro sempre como uma onda no mar.
7-Viver e não ter a vergonha de ser feliz... cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...eu sei que a vida devia ser bem melhor e será...mas isso não impede que eu repita: é bonita é bonita, é bonita...
8-Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando.Como uma nuvem branca essa gente não sabe aonde vai, quem vai dizer o caminho certo é você meu pai. Jesus Cristo(3X) eu estou aqui.
9- Então vem, eu conto os dias, conto as horas pra te ver, eu não consigo te esquecer, cada minuto é muito tempo sem você, sem você...
10-Como é bonito uma religião que se lembra da mãe de Jesus. Mais bonito é saber quem tu és, não és deusa, não és mais que Deus, mais depois de Jesus o Senhor neste mundo ninguém foi maior.
11-Eu sou feliz é na comunidade é na comunidade eu sou feliz.A minha comunidade se reúne todo dia,na minha comunidade sinto paz e alegria.

Maria.(catequista).
Saturnino_maria@hotmail.com

RESPOSTAS

1-Os sonhos mais lindos sonhei. De quimeras mil um castelo ergui.
2-Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.
3-Ainda vai chegar o tempo, prá fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.
4-Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo. Olhando pra vocês e as mesmas emoções sentindo.
5-Canta, canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida vai melhorar.
6-Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo. Agora, há tanta vida lá fora. Aqui dentro sempre como uma onda no mar.
7-Viver e não ter a vergonha de ser feliz... cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...eu sei que a vida devia ser bem melhor e será...mas isso não impede que eu repita: é bonita é bonita, é bonita...
8-Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando.Como uma nuvem branca essa gente não sabe aonde vai, quem vai dizer o caminho certo é você meu pai. Jesus Cristo(3X) eu estou aqui.
9- Então vem, eu conto os dias, conto as horas pra te ver, eu não consigo te esquecer, cada minuto é muito tempo sem você, sem você...
10-Como é bonito uma religião que se lembra da mãe de Jesus. Mais bonito é saber quem tu és, não és deusa, não és mais que Deus, mais depois de Jesus o Senhor neste mundo ninguém foi maior.
11-Eu sou feliz é na comunidade é na comunidade eu sou feliz.A minha comunidade se reúne todo dia,na minha comunidade sinto paz e alegria.

Maria.(catequista).
Saturnino_maria@hotmail.com































Dinâmica de motivação (EU SOU)
Objetivo: motivar o grupo a participar com mais criatividade das atividades sugeridas nos encontros nas comunidades.

Perguntas.

Eu sou uma flor sem pétalas

Eu sou uma estrela sem brilho

Eu sou uma bíblia sem dono

Eu sou um frasco sem perfume

Eu sou uma viola sem tocar

Eu sou um rio sem peixe

Eu sou um mar sem ondas

Eu sou um céu sem estrelas

Eu sou uma igreja sem povo

Eu sou uma comunidade sem vida

Eu sou um rio sem água

Eu sou um corpo sem movimento

Eu sou um fruto sem doce

Eu sou um catequista sem catequizandos

Eu sou um jardim sem flor

Eu sou uma igreja sem povo

Eu sou uma noite sem lua

Eu sou um lápis sem borracha

Eu sou um caderno sem paginas

Eu sou uma vida sem eucaristia

Eu sou uma vida sem alimentos

Eu sou uma porta sem chave

Eu sou um coração sem sangue

Eu sou uma arvore sem sombra

Eu sou dois pés sem sandálias

Eu sou uma pessoa sem cruz

Eu sou uma coroa com espinhos

Eu sou um pão sem vida

Eu sou uma vida sem dom

Eu sou uma canoa sem remos

Eu sou uma bíblia sem letras

Eu sou uma bíblia sem leitura

Eu sou um animador(a) sem comunidade

Eu sou um padre sem igreja

Eu sou uma igreja sem povo

Eu sou um animador sem fé

Eu sou um sol sem brilho

Eu sou uma noite sem lua

Eu sou um peixinho fora dágua


Eu sou uma estrada sem fim

Eu vivo a procura da paz

Eu sou um corpo sem vestes

Eu sou um pássaro sem cantar

Eu sou um relógio sem horas

Eu sou um avião sem piloto

Eu sou um ônibus sem passageiros

Eu sou uma flor sem cheiro

Eu sou uma água sem correnteza

Eu sou um dedo sem anel

Eu sou uma bíblia sem dono

Eu sou um sapato sem meias

Eu sou uma comunidade sem vida

Eu sou vida sem oração

Eu sou um trem sem trilhos

Eu sou uma caneta sem tinta

Eu sou um navio sem mar

Eu sou uma floresta sem verde

Eu sou um pote sem água

Eu sou um patinho sem lagoa

Eu sou uma planta sem raiz



RESPOSTAS

Eu sou as pétalas de sua flor

Eu sou o brilho de sua estrela

Eu sou o dono de sua bíblia

Eu sou o perfume do seu frasco

Eu sou o tocar da sua viola

Eu sou o peixe do seu rio

Eu sou as ondas do seu mar

Eu sou as estrelas do seu céu

Eu sou o povo da sua igreja

Eu sou a vida da sua comunidade

Eu sou a água do seu rio

Eu sou o movimento do seu corpo

Eu sou o doce do seu fruto

Eu sou o seu catequizando

Eu sou a flor do seu jardim

Eu sou a lua da sua noite

Eu sou a borracha do seu lápis

Eu sou as paginas do seu caderno

Eu sou a eucaristia para sua vida

Eu sou o alimento para sua vida

Eu sou a chave para sua porta

Eu sou o sangue do seu coração

Eu sou a sombra da sua arvore

Eu sou as sandálias para seus pés

Eu sou a cruz para você

Eu sou os espinhos da sua coroa

Eu sou a vida do seu pão

Eu sou o dom da sua vida

Eu sou o remo da sua canoa

Eu sou as letras da sua bíblia

Eu sou a leitura da sua bíblia

Eu sou a comunidade para você

Eu sou a igreja para você

Eu sou a fé para você

Eu sou o brilho do seu sol

Eu sou a lua da sua noite

Eu sou a água para seu peixinho

Eu sou o fim da sua estrada

Eu sou a paz que você procura

Eu sou as vestes do seu corpo

Eu sou o canto do seu pássaro


Eu sou a hora do seu relógio

Eu sou o piloto do seu avião

Eu sou o passageiro do seu ônibus

Eu sou o cheiro de sua flor

Eu sou a correnteza da sua água

Eu sou o anel do seu dedo

Eu sou o dono da sua bíblia

Eu sou as meias do seu sapato

Eu sou a vida da sua comunidade

Eu sou a oração para sua vida

Eu sou os trilhos do seu trem

Eu sou a tinta da sua caneta

Eu sou o mar para seu navio

Eu sou o verde da sua floresta

Eu sou a água para seu pote

Eu sou a lagoa para seu patinho

Eu sou a raiz da sua planta

Nenhum comentário:

Postar um comentário