quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto: Aprendendo a Ser Solidário da Escola Ativa.

APRENDENDO A SER SOLIDÁRIO



PROJETO: APRENDENDO A SER SOLIDÁRIO

INTRODUÇÃO
A solidariedade deveria ser vista como um objetivo pessoal e coletivo, por ver nesta forma de relacionamento um caminho de transformação cultural indispensável das sociedades fragmentadas. Quando buscamos exercer a solidariedade, há uma percepção das limitações individuais no sentido de conhecer o outro, e nos doarmos mediante a necessidade do outro. A solidariedade é um dos princípios básicos da democracia, por isso se faz necessária a cooperação entre todos.
Ser solidário é ajudar o outro. Quando desenvolvemos a solidariedade, estamos nos colocando no lugar do outro para sentir a necessidade dele e tentar ajudá-lo. Isso não significa ter pena do outro, mas interessar-se pelo outro para fazer algo por ele. Podemos dizer que solidariedade é uma posição de vida.
O valor Solidariedade deverá ser trabalhado a partir da leitura de textos que retratem os valores como qualidade humana física, intelectual ou moral que desperte admiração ou respeito. Logo, surge a pergunta: quais os valores que despertem admiração ou respeito nos estudantes atualmente?

JUSTIFICATIVA

A proposta desse projeto é motivada na importância da convivência solidária, pois em nossa sociedade há um apelo muito forte ao individualismo, pela competição marcada pela luta de classe. O ser humano deixou de ter importância e perdeu lugar para a busca de coisas materiais. Na atual globalização observamos que a mídia atuante induz a sociedade brasileira a um padrão de consumo que não condiz com a sua realidade, tornando crianças e jovens alvos preferenciais desse consumismo e os distanciando dos problemas sócias. Por isso se faz necessário um trabalho sobre solidariedade na escola e na sala de aula, sendo a escola um espaço importante da construção da democracia, onde se devem orientar alunos a discernirem direitos e deveres.



PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância da solidariedade para que tenhamos uma sociedade mais justa? Qual o valor do ser humano numa sociedade tão consumista?


OBJETIVOS
 Conscientizar as crianças da necessidade do cuidado com o outro, e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.
 Adotar no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças.
 Analisar o conceito de cidadania.
 Refletir a respeito de solidariedade com o intuito de legitimá-la.
 Arrecadar e distribuir alimentos, utensílios, roupas, brinquedos e calçados.
 Incentivar a participação social e contrapartida ao descaso e a indiferença.
 Motivar os alunos a compreenderem a real importância do “saber distribuir”.

METODOLOGIA
• Proporcionar contato dos alunos com diversos materiais escritos (poesias, livros infanto-juvenis, textos informativos, literaturas de cordéis);
• Busca de informações em dicionários e leituras referentes à origem do termo solidariedade;
• Entrevistam com os familiares – avós, tios, pais – para que façam depoimentos que falem como ser solidários;
• Roda de conversa, expressão oral e apresentação de peça teatral; Confeccionar lembrancinhas a partir de material reciclável;
• Confecção de cartazes para a sala de aula que define o valor Solidariedade é...;
• Dramatização baseado no tema solidariedade;
• Exibição de desenhos e filmes com o tema gerador;
• Estudo e interpretação de textos sobre solidariedade;
• Elaboração de história em quadrinhos com personagens inéditos;
• Visitas a instituições de caridade, ou até mesmo às famílias mais carentes;
• Preparação de acróstico com palavras as palavras solidariedade, amor, cooperação, etc


CRONOGRAMA
Trabalhar em todas as disciplinas os valores: solidariedade, paciência, confiança, sabedoria, generosidade, sinceridade, otimismo, esperança, amor, amizade, entre outros, em todos os bimestres. Iniciando com o valor solidariedade.

AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, mediante a apresentação e participação dos alunos no desenvolvimento do projeto.


Sugestões de livros de leitura:

1. O gato de botas (Hans Chistian Anderson)
2. O ratinho ambicioso (Lúcia Costa Carvalho0
3. Tudo está bem quando acaba bem (Hans Chistian Anderson)
4. Tainá, uma tartaruguinha de pente (Socorro Miranda)

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