APRENDENDO A SER SOLIDÁRIO
PROJETO: APRENDENDO A SER SOLIDÁRIO
INTRODUÇÃO
A solidariedade deveria ser vista como um objetivo pessoal e coletivo, por ver nesta forma de relacionamento um caminho de transformação cultural indispensável das sociedades fragmentadas. Quando buscamos exercer a solidariedade, há uma percepção das limitações individuais no sentido de conhecer o outro, e nos doarmos mediante a necessidade do outro. A solidariedade é um dos princípios básicos da democracia, por isso se faz necessária a cooperação entre todos.
Ser solidário é ajudar o outro. Quando desenvolvemos a solidariedade, estamos nos colocando no lugar do outro para sentir a necessidade dele e tentar ajudá-lo. Isso não significa ter pena do outro, mas interessar-se pelo outro para fazer algo por ele. Podemos dizer que solidariedade é uma posição de vida.
O valor Solidariedade deverá ser trabalhado a partir da leitura de textos que retratem os valores como qualidade humana física, intelectual ou moral que desperte admiração ou respeito. Logo, surge a pergunta: quais os valores que despertem admiração ou respeito nos estudantes atualmente?
JUSTIFICATIVA
A proposta desse projeto é motivada na importância da convivência solidária, pois em nossa sociedade há um apelo muito forte ao individualismo, pela competição marcada pela luta de classe. O ser humano deixou de ter importância e perdeu lugar para a busca de coisas materiais. Na atual globalização observamos que a mídia atuante induz a sociedade brasileira a um padrão de consumo que não condiz com a sua realidade, tornando crianças e jovens alvos preferenciais desse consumismo e os distanciando dos problemas sócias. Por isso se faz necessário um trabalho sobre solidariedade na escola e na sala de aula, sendo a escola um espaço importante da construção da democracia, onde se devem orientar alunos a discernirem direitos e deveres.
PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância da solidariedade para que tenhamos uma sociedade mais justa? Qual o valor do ser humano numa sociedade tão consumista?
OBJETIVOS
Conscientizar as crianças da necessidade do cuidado com o outro, e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.
Adotar no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças.
Analisar o conceito de cidadania.
Refletir a respeito de solidariedade com o intuito de legitimá-la.
Arrecadar e distribuir alimentos, utensílios, roupas, brinquedos e calçados.
Incentivar a participação social e contrapartida ao descaso e a indiferença.
Motivar os alunos a compreenderem a real importância do “saber distribuir”.
METODOLOGIA
• Proporcionar contato dos alunos com diversos materiais escritos (poesias, livros infanto-juvenis, textos informativos, literaturas de cordéis);
• Busca de informações em dicionários e leituras referentes à origem do termo solidariedade;
• Entrevistam com os familiares – avós, tios, pais – para que façam depoimentos que falem como ser solidários;
• Roda de conversa, expressão oral e apresentação de peça teatral; Confeccionar lembrancinhas a partir de material reciclável;
• Confecção de cartazes para a sala de aula que define o valor Solidariedade é...;
• Dramatização baseado no tema solidariedade;
• Exibição de desenhos e filmes com o tema gerador;
• Estudo e interpretação de textos sobre solidariedade;
• Elaboração de história em quadrinhos com personagens inéditos;
• Visitas a instituições de caridade, ou até mesmo às famílias mais carentes;
• Preparação de acróstico com palavras as palavras solidariedade, amor, cooperação, etc
CRONOGRAMA
Trabalhar em todas as disciplinas os valores: solidariedade, paciência, confiança, sabedoria, generosidade, sinceridade, otimismo, esperança, amor, amizade, entre outros, em todos os bimestres. Iniciando com o valor solidariedade.
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, mediante a apresentação e participação dos alunos no desenvolvimento do projeto.
Sugestões de livros de leitura:
1. O gato de botas (Hans Chistian Anderson)
2. O ratinho ambicioso (Lúcia Costa Carvalho0
3. Tudo está bem quando acaba bem (Hans Chistian Anderson)
4. Tainá, uma tartaruguinha de pente (Socorro Miranda)
adorei esse projeto, quero fazer algo parecido no objetivo zona norte SP, recomendo
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