quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dificuldades de Leitura e escrita no processo de letramento nas séries iniciais.

    PLANO DE AÇÃO

      0.Problema.

      Dificuldade  de leitura e escrita

     1.Causa

     Falta de recursos materiais modernos que ajudem a sanar estas dificuldades.

     2.Prioridade(foco)
      Explorar a leitura e a escrita
    
    3-Justificativa.
            Diante do mundo globalizado e informado que vivemos, se faz necessário que o educador esteja preparado para explorar situações diversas na sala de aula.
      Partindo desse pressuposto pode-se afirmar a necessidade da construção, e execução de atividades que visem sanar dificuldades de leitura e escrita na sala de aula, onde os educandos sejam protagonistas das situações vividas não só na escola mas também na comunidade.
       Sendo assim pode-se dizer que; construir e executar ações interdisciplinando conteúdos explorando a ludicidade, será de suma importância para o educador,até mesmo porque a tecnologia avançada oferece uma diversidade de atividades para que seja trabalhada em sala de aula de forma clara, enriquecedora e lúdica.

     4.Objetivos.

    *Sensibilizar a clientela escolar da importância das novas tecnologias na sala de aula.

   *Estimular o educando a explorar atividades educacionais no mundo informatizado.

    
 *Construir atividades que envolvam toda clientela escolar, a partir de pesquisas diversas no mundo informatizado da leitura e da escrita.


     5.Ações.
     As ações deste projeto serão executadas observando a realidade da clientela escolar. Como:
  *Oficinas, aula de vídeo, pesquisa nos micros,exposição de material construídos e pesquisados, culminância das atividades no termino de cada etapa.

     6.Autores /atores.
  
     *Ana Lúcia Tavares de Oliveira
     *Maria Saturnino de Figueredo Gomes
     *Comunidade escolar
    


     7.Publico beneficiado.

      A clientela escolar.

     8.Cronograma.

      As ações deste projeto serão realizadas a longo prazo, observando a realidade da clientela escolar.
     Primeira etapa: De fevereiro a junho.
    *diagnostico em sala de aula (fevereiro)
    *conversação com educadores e pais e/ou responsáveis.(março)
    *planejamento de atividades (abril)
    *inicio das execuções de atividades em sala de aula(maio e junho)

    Segunda etapa: De julho a dezembro.

    *avaliando a primeira etapa(julho)
    *planejando novas ações.(agosto)
    *inicio de execuções de atividades no contexto escolar(setembro)
    *Roda de conversas com a clientela escolar(outubro)
    *Oficinas pedagógicas(novembro )
    *Avaliando atividades(dezembro)

     9.Execução
     *Construção de atividades para oficinas pedagógicas;
     *Pesquisa e aula de vídeo;
     *Leitura e escrita de textos informativos, literários etc nos micros;
     *Exposição de materiais pesquisados e construídos pela clientela escolar;
*Culminância pedagógica no termino de cada etapa.
    

   10.Resultados alcançados.
    *Clientela escolar sensibilizada da importância das novas tecnologias em sala de aula.

     11.Reestruturação.

     Se for o caso será construído após a culminância.

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