quinta-feira, 17 de maio de 2012
Projeto A Paz e o Meio Ambiente: Uma Questão Educacional.
PROJETO
A PAZ E O MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO EDUCACIONAL
ESCOLAS ENVOLVIDAS: JOAQUIM TORRES
: VOVO VINA.
DIRETORAS: ANA LUCIA TAVARES
CRISTIANE GOMES DA SILVA
PROFESSORAS: ANA LUCIA GOMES DA SILVA
; CRISTIANE GOMES DA SILVA
; MARIA LUIZA MOTA PEDROZA
: ROSELMA MARIA AMARO ALVES.
SUPERVISÃO ESCOLAR: MARIA SATURNINO DE FI-
GUEREDO GOMES.
JUSTIFICATIVA.
A construção deste projeto parte da necessidade da realização de um trabalho voltado a conscientização de toda clientela escolar a partir de uma pesquisa de campo; realizada na comunidade. Sabe-se da importância de conservação e preservação do meio ambiente local, como também a continuação de uma educação constante em favor da paz. Fatores importantes contribuem no processo de evolução humana, como também na agressão ao meio ambiente que pede socorro. O homem inconscientemente agride a natureza de forma que a fauna e a flora são os mais atingidos, como também indiretamente todos os seres vivos.
Abordar o tema; a PAZ E O MEIOAMBIENTE: UMA QUESTAO EDUCACIONAL. É um apelo a paz como também um apelo a vida. Os indivíduos jamais conseguirão valorizar outras vidas, nem alcançarão seus objetivos se antes não tiverem a paz consigo mesmo.
Sendo assim será preciso uma preocupação maior com nossa natureza e com tudo que ela nos oferece de bom para a sobrevivência humana. O Rio Gramame chora diante de tantos desprezo. A poluição, a pesca sem orientação, o lazer sem conscientização e o desmatamento de suas margens ,vem causando grande sofrimento ao rio que um dia já foi fonte de renda para os pescadores e agricultores. Daí a necessidade urgente de uma política seria e incessante em prol dos seres vivos que dependem do rio para sua sobrevivência.Os peixes estão desaparecendo, as plantas que protegiam e enfeitavam as margens do rio sumiram,a água limpa para o banho, para bebê , para lavar roupa e para regar a lavoura não existe mais.Afinal o que fizemos com o rio Gramame?
Entender o que é educação ambiental se faz necessário para que ensinantes e aprendentes se sintam capazes de desenvolver atividades partindo da conscientização dos indivíduos a execução de ações que instiguem o desejo de todos, para que encontrem juntos soluções viáveis para uma vida saudável e sem problemas com o meio ambiente.
OBJETIVOS.
Identificar fatores que contribuem para a má conservação e preservação do meio ambiente;
Conscientização através de roda de conversa da importância de fotografar e mapear área ambiental degradada pelo homem;
Solicitar aos órgãos competentes uma melhor e maior informação de temáticas que hoje representam problemas para o meio ambiente;
Desenvolver atividades que envolvam toda clientela escolar;
Aquisição de sacolas plásticas afim de distribuir-las com os freqüentadores do rio Gramame para que os mesmos possam coletar seus lixos na visita ao rio;
Apresentar pontos de reflexão sobre a temática defendida;
Destacar a importância da paz interior na valorização de toda natureza viva.
Aquisição de baldes plásticos com identificação para coleta de lixo, as margens do rio Gramame;
Aquisição de mudas para replantar as margens do rio Gramame;
Confeccionar faixa alertando freqüentadores do rio Gramame da importância da preservação e conservação do meio ambiente local
METODOLOGIA.
Combinar com os alunos a confecção de um álbum de fotografias que enfatize a má conservação do meio ambiente local;
Fazer um cartaz elencando problemas detectados no rio Gramame;
Levar para sala de aula textos informativos e instrucionais;
Promover momentos de escrita e escrita de possíveis soluções para problemas apresentados;
Possibilitar que os alunos distribuam sacolas plásticas aos freqüentadores do rio Gramame;
Realizar atividades com a clientela escolar as margens do rio Gramame;
Apresentar questão que façam os alunos pensarem sobre atividades realizadas;
Confecção de painéis;
Confecção de um álbum de gravuras, verbetes e desenhos que apontem problemas e apresentem soluções para a poluição, desmatamento e envenenamento dos peixes que ainda resistem ao descaso do homem ao rio;
Realização de oficinas pedagógicas com os pais enfatizando tema defendido;
Escrever ler, refletir e dramatizar a musica de Nando Cordel; Paz pela Paz;
Escrever, ler, refletir e dramatizar o garotinho chamado amor;
Reescrever, ler e refletir paródia explorando o tema defendido;
Escrever, ler, refletir e dramatizar texto cantado: música de Zezé de Camargo e Luciano;
Confecção de painel com dobraduras enfatizando a preservação de um meio ambiente saudável.
Sabe-se da importância de que todas as atividades sugeridas sejam trabalhadas, pois o tema A Paz e o Meio Ambiente; uma Questão Educacional levará os envolvidos na execução do projeto a refletirem, planejar e executar ações que mostrará o rio Gramame como alvo, sem excluir o meio ambiente local e seus sobreviventes. É certo que toda essa agressão ao rio, parte do homem, então o homem será o único responsável pela sua transformação, impedindo novos ataques, ate mesmo porque os peixes, os vegetais ou seja fauna e a flora clama por justiça.
Se algo não for feito urgentemente, se os projetos elaborados ficarem apenas no papel nós pagaremos muito caro brevemente, pois se a situação não se resolver, seremos os únicos culpados pelas nossas perdas. É preciso que o ser humano tenha essa consciência:
• Os pássaros querem continuar cantando;
• As flores desejam decorar e perfumar o nosso dia;
• Os animais querem procriar;
• Os rios querem nos dar água limpa para o banho e para matar nossa sede;
• Os todos, os outros seres vivos querem viver, crescer dar frutos e depois voltar a terra para viverem de sustentáculos para outras vidas.
São varias instituições na Paraíba que trabalham tanto diretamente, quanto indiretamente a questão ambiental: preservação e manutenção.
* SUDEMA. A partir de dezembro de 1981;
• SAELPA. A partir de 1986. Nome mudou para Energiza a partir de 2008;
• IBAMA;
• Secretaria de Justiça, Cidadania e Meio Ambiente;
• Capitania dos Portos.
Todos com objetivos voltados a preservação, manutenção e proteção ao meio ambiente. É certo que o estado e os municípios tem participação ativa, porem anda com poço incentivo da população. Afirma-se que são muitas as instituições do governo federal no Estado da Paraíba como por exemplo:
• Delegacia Federal da Agricultura. DFA, que tem objetivos; fiscalizar e coordenar o setor primário.
• Outra instituição de suma importância atuante no nosso Estado é o DNOCS que objetiva proteger e beneficiar áreas e obras que prejudicadas pela seca e inundações. É certo que existem outras instituições no nosso estado trabalhando em prol do meio ambiente e da poluição.
Os institutos tem vinculo direto com secretarias que atuam no Estado da Paraíba.
*Secretaria de Educação e Cultura;
*Secretaria de Planejamento
*Secretaria de Justiça e Meio Ambiente, estão ligadas a vários institutos que incentivam o ser humano a se envolverem em atividades onde o verde não será agredido, o patrimônio histórico será preservado, obras documentos e objetos de valor são resgatados e conservados;
Afirma-se que a não valorização pelos nossos recursos naturais contribuem ainda mais para o empobrecimento de nossas necessidades.
Preparar a nova geração para o resgate de nossa fauna, como também nossa flora, com certeza é preparar o individuo para viver em paz consigo, com o próximo e com a natureza.
RECURSOS.
Papel madeira, Papel Oficio A4, Lápis grafite, Caneta hidrográfica, Cola branca, Tesouras, Gravuras, maquina fotográfica, TV, DVD, Aparelho de som, CD, Sacolas plásticas Mudas, Faixa
AVALIAÇÃO.
A avaliação será realizada observando-se;
* participação dos alunos nas atividades;
* Elaboração do álbum;
* Avanço no processo de aquisição da leitura e da escrita e;
* socialização e envolvimento na manha de brincadeiras.
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