quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto A Paz e o Meio Ambiente: Uma Questão Educacional.

PROJETO A PAZ E O MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO EDUCACIONAL ESCOLAS ENVOLVIDAS: JOAQUIM TORRES : VOVO VINA. DIRETORAS: ANA LUCIA TAVARES CRISTIANE GOMES DA SILVA PROFESSORAS: ANA LUCIA GOMES DA SILVA ; CRISTIANE GOMES DA SILVA ; MARIA LUIZA MOTA PEDROZA : ROSELMA MARIA AMARO ALVES. SUPERVISÃO ESCOLAR: MARIA SATURNINO DE FI- GUEREDO GOMES. JUSTIFICATIVA. A construção deste projeto parte da necessidade da realização de um trabalho voltado a conscientização de toda clientela escolar a partir de uma pesquisa de campo; realizada na comunidade. Sabe-se da importância de conservação e preservação do meio ambiente local, como também a continuação de uma educação constante em favor da paz. Fatores importantes contribuem no processo de evolução humana, como também na agressão ao meio ambiente que pede socorro. O homem inconscientemente agride a natureza de forma que a fauna e a flora são os mais atingidos, como também indiretamente todos os seres vivos. Abordar o tema; a PAZ E O MEIOAMBIENTE: UMA QUESTAO EDUCACIONAL. É um apelo a paz como também um apelo a vida. Os indivíduos jamais conseguirão valorizar outras vidas, nem alcançarão seus objetivos se antes não tiverem a paz consigo mesmo. Sendo assim será preciso uma preocupação maior com nossa natureza e com tudo que ela nos oferece de bom para a sobrevivência humana. O Rio Gramame chora diante de tantos desprezo. A poluição, a pesca sem orientação, o lazer sem conscientização e o desmatamento de suas margens ,vem causando grande sofrimento ao rio que um dia já foi fonte de renda para os pescadores e agricultores. Daí a necessidade urgente de uma política seria e incessante em prol dos seres vivos que dependem do rio para sua sobrevivência.Os peixes estão desaparecendo, as plantas que protegiam e enfeitavam as margens do rio sumiram,a água limpa para o banho, para bebê , para lavar roupa e para regar a lavoura não existe mais.Afinal o que fizemos com o rio Gramame? Entender o que é educação ambiental se faz necessário para que ensinantes e aprendentes se sintam capazes de desenvolver atividades partindo da conscientização dos indivíduos a execução de ações que instiguem o desejo de todos, para que encontrem juntos soluções viáveis para uma vida saudável e sem problemas com o meio ambiente. OBJETIVOS. Identificar fatores que contribuem para a má conservação e preservação do meio ambiente; Conscientização através de roda de conversa da importância de fotografar e mapear área ambiental degradada pelo homem; Solicitar aos órgãos competentes uma melhor e maior informação de temáticas que hoje representam problemas para o meio ambiente; Desenvolver atividades que envolvam toda clientela escolar; Aquisição de sacolas plásticas afim de distribuir-las com os freqüentadores do rio Gramame para que os mesmos possam coletar seus lixos na visita ao rio; Apresentar pontos de reflexão sobre a temática defendida; Destacar a importância da paz interior na valorização de toda natureza viva. Aquisição de baldes plásticos com identificação para coleta de lixo, as margens do rio Gramame; Aquisição de mudas para replantar as margens do rio Gramame; Confeccionar faixa alertando freqüentadores do rio Gramame da importância da preservação e conservação do meio ambiente local METODOLOGIA. Combinar com os alunos a confecção de um álbum de fotografias que enfatize a má conservação do meio ambiente local; Fazer um cartaz elencando problemas detectados no rio Gramame; Levar para sala de aula textos informativos e instrucionais; Promover momentos de escrita e escrita de possíveis soluções para problemas apresentados; Possibilitar que os alunos distribuam sacolas plásticas aos freqüentadores do rio Gramame; Realizar atividades com a clientela escolar as margens do rio Gramame; Apresentar questão que façam os alunos pensarem sobre atividades realizadas; Confecção de painéis; Confecção de um álbum de gravuras, verbetes e desenhos que apontem problemas e apresentem soluções para a poluição, desmatamento e envenenamento dos peixes que ainda resistem ao descaso do homem ao rio; Realização de oficinas pedagógicas com os pais enfatizando tema defendido; Escrever ler, refletir e dramatizar a musica de Nando Cordel; Paz pela Paz; Escrever, ler, refletir e dramatizar o garotinho chamado amor; Reescrever, ler e refletir paródia explorando o tema defendido; Escrever, ler, refletir e dramatizar texto cantado: música de Zezé de Camargo e Luciano; Confecção de painel com dobraduras enfatizando a preservação de um meio ambiente saudável. Sabe-se da importância de que todas as atividades sugeridas sejam trabalhadas, pois o tema A Paz e o Meio Ambiente; uma Questão Educacional levará os envolvidos na execução do projeto a refletirem, planejar e executar ações que mostrará o rio Gramame como alvo, sem excluir o meio ambiente local e seus sobreviventes. É certo que toda essa agressão ao rio, parte do homem, então o homem será o único responsável pela sua transformação, impedindo novos ataques, ate mesmo porque os peixes, os vegetais ou seja fauna e a flora clama por justiça. Se algo não for feito urgentemente, se os projetos elaborados ficarem apenas no papel nós pagaremos muito caro brevemente, pois se a situação não se resolver, seremos os únicos culpados pelas nossas perdas. É preciso que o ser humano tenha essa consciência: • Os pássaros querem continuar cantando; • As flores desejam decorar e perfumar o nosso dia; • Os animais querem procriar; • Os rios querem nos dar água limpa para o banho e para matar nossa sede; • Os todos, os outros seres vivos querem viver, crescer dar frutos e depois voltar a terra para viverem de sustentáculos para outras vidas. São varias instituições na Paraíba que trabalham tanto diretamente, quanto indiretamente a questão ambiental: preservação e manutenção. * SUDEMA. A partir de dezembro de 1981; • SAELPA. A partir de 1986. Nome mudou para Energiza a partir de 2008; • IBAMA; • Secretaria de Justiça, Cidadania e Meio Ambiente; • Capitania dos Portos. Todos com objetivos voltados a preservação, manutenção e proteção ao meio ambiente. É certo que o estado e os municípios tem participação ativa, porem anda com poço incentivo da população. Afirma-se que são muitas as instituições do governo federal no Estado da Paraíba como por exemplo: • Delegacia Federal da Agricultura. DFA, que tem objetivos; fiscalizar e coordenar o setor primário. • Outra instituição de suma importância atuante no nosso Estado é o DNOCS que objetiva proteger e beneficiar áreas e obras que prejudicadas pela seca e inundações. É certo que existem outras instituições no nosso estado trabalhando em prol do meio ambiente e da poluição. Os institutos tem vinculo direto com secretarias que atuam no Estado da Paraíba. *Secretaria de Educação e Cultura; *Secretaria de Planejamento *Secretaria de Justiça e Meio Ambiente, estão ligadas a vários institutos que incentivam o ser humano a se envolverem em atividades onde o verde não será agredido, o patrimônio histórico será preservado, obras documentos e objetos de valor são resgatados e conservados; Afirma-se que a não valorização pelos nossos recursos naturais contribuem ainda mais para o empobrecimento de nossas necessidades. Preparar a nova geração para o resgate de nossa fauna, como também nossa flora, com certeza é preparar o individuo para viver em paz consigo, com o próximo e com a natureza. RECURSOS. Papel madeira, Papel Oficio A4, Lápis grafite, Caneta hidrográfica, Cola branca, Tesouras, Gravuras, maquina fotográfica, TV, DVD, Aparelho de som, CD, Sacolas plásticas Mudas, Faixa AVALIAÇÃO. A avaliação será realizada observando-se; * participação dos alunos nas atividades; * Elaboração do álbum; * Avanço no processo de aquisição da leitura e da escrita e; * socialização e envolvimento na manha de brincadeiras.

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