quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO JUNINO - 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA

PROJETO JUNINO 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA Justificativa Os festejos juninos representam uma tradição que bem identifica o nordeste,isso diante de sua aceitação,desde a época do Brasil- Colônia,e que se mantém ainda hoje,nas mais diversas camadas sociais das cidades e,particularmente,nas zonas interioranas.Uma das mais típicas figuras do folclore brasileiro é,sem dúvida nenhuma,o cantador de viola,o violeiro,conhecido em todos os quadrantes do território nacional,e também os sanfoneiros que tem característica única, principalmente em algumas cidades do Nordeste,como é o caso do nosso rei do baião Luiz Gonzaga.Sendo assim sentiu-se a necessidade da construção desse projeto que visa,valorizar a cultura nordestina através de algumas atividades que resgatará a vida e trajetória desse cantor pernambucano, que conquistou o Brasil com suas canções que retrata a vida sofrida,e vitoriosa do seu povo.Em homenagem ao centenário desse brasileiro,todas as ações executadas neste projeto estarão voltadas para suas conquistas, de ontem e de hoje, pois sua memória continua viva no coração de todos os brasileiros. OBJETIVO GERAL Cultivar os valores culturais do nordeste através de algumas músicas do Rei do Baião o saudoso Luiz Gonzaga. CONTEÚDOS: Português: Confecção de paródias, escrita de texto biográfico, listas de nomes dos amigos do Rei do Baião, HISTÓRIA e MATEMÁTICA: linha do tempo da vida artística do Rei do Baião,fatos que marcaram o século GEOGRAFIA: Pesquisa sobre os aspectos geográficos da cidade de origem do Rei do Baião, CIENCIAS: Retratar através a questão ambiental fazendo associação com as letras de algumas músicas de cunho ecológico do cantor em foco, ARTES PLÁSTICAS: Desenho ilustrado e montagem do personagem (Gonzagão) ARTES CÊNICAS: Dramatizações e danças que revelam os diferentes ritmos e o prazer de dançar o forró de pé de serra e xotes. METODOLOGIA Será aplicada de forma prática, dinâmica e prazerosa a partir da construção de atividades diretas e indiretas no processo de execução do projeto. RECURSOS HUMANOS Equipe Técnica,Comunidade Escolar RECURSOS MATERIAIS CD,DVD,CARTOLINAS,PAPELÃO,LÁPIS COLORIDOS ,PINCEL ATÔMICO ,ACESSÓRIOS DE COURO,VESTUÁRIO TÍPICO NORDESTINO (CHITA),DISCOS DE VINIL,MÚSICAS. AVALIAÇÃO Será feita através da realização das ações apresentadas neste projeto. CRONOGRAMA: Semana de 11 A 16 de Junho de 2012 Segunda-Feira ;11-06-12 Atividade: Coral Música: Terça-Feira;12-06-12 Atividade: Dramatização Música Quarta-Feira; 13-06-12 Atividade:Biografia de Luiz Gonzaga Quinta –Feira ; 14-06-12 Apresentação de paródias por turma Sexta-Feira 15-06-2012 Atividade : Dança / Música Sábado;16-06-2012 Semana de 18 a 20 de Junho Segunda –Feira :18-06-2012 Apresentação de paródias por turma Terça-Feira 19-06-2012 Apresentação :Desfile do rei e da rainha do baião 1 casal por turma Quarta –Feira ; 20-06-12 Apresentação : Concurso de forró por turma Xote das Meninas:Todas as meninas da escola Projeto Junino 100 Anos de Luiz Gonzaga Maria Saturnino de Figueredo Gomes Supervisão Escolar 2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto A Paz e o Meio Ambiente: Uma Questão Educacional.

PROJETO A PAZ E O MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO EDUCACIONAL ESCOLAS ENVOLVIDAS: JOAQUIM TORRES : VOVO VINA. DIRETORAS: ANA LUCIA TAVARES CRISTIANE GOMES DA SILVA PROFESSORAS: ANA LUCIA GOMES DA SILVA ; CRISTIANE GOMES DA SILVA ; MARIA LUIZA MOTA PEDROZA : ROSELMA MARIA AMARO ALVES. SUPERVISÃO ESCOLAR: MARIA SATURNINO DE FI- GUEREDO GOMES. JUSTIFICATIVA. A construção deste projeto parte da necessidade da realização de um trabalho voltado a conscientização de toda clientela escolar a partir de uma pesquisa de campo; realizada na comunidade. Sabe-se da importância de conservação e preservação do meio ambiente local, como também a continuação de uma educação constante em favor da paz. Fatores importantes contribuem no processo de evolução humana, como também na agressão ao meio ambiente que pede socorro. O homem inconscientemente agride a natureza de forma que a fauna e a flora são os mais atingidos, como também indiretamente todos os seres vivos. Abordar o tema; a PAZ E O MEIOAMBIENTE: UMA QUESTAO EDUCACIONAL. É um apelo a paz como também um apelo a vida. Os indivíduos jamais conseguirão valorizar outras vidas, nem alcançarão seus objetivos se antes não tiverem a paz consigo mesmo. Sendo assim será preciso uma preocupação maior com nossa natureza e com tudo que ela nos oferece de bom para a sobrevivência humana. O Rio Gramame chora diante de tantos desprezo. A poluição, a pesca sem orientação, o lazer sem conscientização e o desmatamento de suas margens ,vem causando grande sofrimento ao rio que um dia já foi fonte de renda para os pescadores e agricultores. Daí a necessidade urgente de uma política seria e incessante em prol dos seres vivos que dependem do rio para sua sobrevivência.Os peixes estão desaparecendo, as plantas que protegiam e enfeitavam as margens do rio sumiram,a água limpa para o banho, para bebê , para lavar roupa e para regar a lavoura não existe mais.Afinal o que fizemos com o rio Gramame? Entender o que é educação ambiental se faz necessário para que ensinantes e aprendentes se sintam capazes de desenvolver atividades partindo da conscientização dos indivíduos a execução de ações que instiguem o desejo de todos, para que encontrem juntos soluções viáveis para uma vida saudável e sem problemas com o meio ambiente. OBJETIVOS. Identificar fatores que contribuem para a má conservação e preservação do meio ambiente; Conscientização através de roda de conversa da importância de fotografar e mapear área ambiental degradada pelo homem; Solicitar aos órgãos competentes uma melhor e maior informação de temáticas que hoje representam problemas para o meio ambiente; Desenvolver atividades que envolvam toda clientela escolar; Aquisição de sacolas plásticas afim de distribuir-las com os freqüentadores do rio Gramame para que os mesmos possam coletar seus lixos na visita ao rio; Apresentar pontos de reflexão sobre a temática defendida; Destacar a importância da paz interior na valorização de toda natureza viva. Aquisição de baldes plásticos com identificação para coleta de lixo, as margens do rio Gramame; Aquisição de mudas para replantar as margens do rio Gramame; Confeccionar faixa alertando freqüentadores do rio Gramame da importância da preservação e conservação do meio ambiente local METODOLOGIA. Combinar com os alunos a confecção de um álbum de fotografias que enfatize a má conservação do meio ambiente local; Fazer um cartaz elencando problemas detectados no rio Gramame; Levar para sala de aula textos informativos e instrucionais; Promover momentos de escrita e escrita de possíveis soluções para problemas apresentados; Possibilitar que os alunos distribuam sacolas plásticas aos freqüentadores do rio Gramame; Realizar atividades com a clientela escolar as margens do rio Gramame; Apresentar questão que façam os alunos pensarem sobre atividades realizadas; Confecção de painéis; Confecção de um álbum de gravuras, verbetes e desenhos que apontem problemas e apresentem soluções para a poluição, desmatamento e envenenamento dos peixes que ainda resistem ao descaso do homem ao rio; Realização de oficinas pedagógicas com os pais enfatizando tema defendido; Escrever ler, refletir e dramatizar a musica de Nando Cordel; Paz pela Paz; Escrever, ler, refletir e dramatizar o garotinho chamado amor; Reescrever, ler e refletir paródia explorando o tema defendido; Escrever, ler, refletir e dramatizar texto cantado: música de Zezé de Camargo e Luciano; Confecção de painel com dobraduras enfatizando a preservação de um meio ambiente saudável. Sabe-se da importância de que todas as atividades sugeridas sejam trabalhadas, pois o tema A Paz e o Meio Ambiente; uma Questão Educacional levará os envolvidos na execução do projeto a refletirem, planejar e executar ações que mostrará o rio Gramame como alvo, sem excluir o meio ambiente local e seus sobreviventes. É certo que toda essa agressão ao rio, parte do homem, então o homem será o único responsável pela sua transformação, impedindo novos ataques, ate mesmo porque os peixes, os vegetais ou seja fauna e a flora clama por justiça. Se algo não for feito urgentemente, se os projetos elaborados ficarem apenas no papel nós pagaremos muito caro brevemente, pois se a situação não se resolver, seremos os únicos culpados pelas nossas perdas. É preciso que o ser humano tenha essa consciência: • Os pássaros querem continuar cantando; • As flores desejam decorar e perfumar o nosso dia; • Os animais querem procriar; • Os rios querem nos dar água limpa para o banho e para matar nossa sede; • Os todos, os outros seres vivos querem viver, crescer dar frutos e depois voltar a terra para viverem de sustentáculos para outras vidas. São varias instituições na Paraíba que trabalham tanto diretamente, quanto indiretamente a questão ambiental: preservação e manutenção. * SUDEMA. A partir de dezembro de 1981; • SAELPA. A partir de 1986. Nome mudou para Energiza a partir de 2008; • IBAMA; • Secretaria de Justiça, Cidadania e Meio Ambiente; • Capitania dos Portos. Todos com objetivos voltados a preservação, manutenção e proteção ao meio ambiente. É certo que o estado e os municípios tem participação ativa, porem anda com poço incentivo da população. Afirma-se que são muitas as instituições do governo federal no Estado da Paraíba como por exemplo: • Delegacia Federal da Agricultura. DFA, que tem objetivos; fiscalizar e coordenar o setor primário. • Outra instituição de suma importância atuante no nosso Estado é o DNOCS que objetiva proteger e beneficiar áreas e obras que prejudicadas pela seca e inundações. É certo que existem outras instituições no nosso estado trabalhando em prol do meio ambiente e da poluição. Os institutos tem vinculo direto com secretarias que atuam no Estado da Paraíba. *Secretaria de Educação e Cultura; *Secretaria de Planejamento *Secretaria de Justiça e Meio Ambiente, estão ligadas a vários institutos que incentivam o ser humano a se envolverem em atividades onde o verde não será agredido, o patrimônio histórico será preservado, obras documentos e objetos de valor são resgatados e conservados; Afirma-se que a não valorização pelos nossos recursos naturais contribuem ainda mais para o empobrecimento de nossas necessidades. Preparar a nova geração para o resgate de nossa fauna, como também nossa flora, com certeza é preparar o individuo para viver em paz consigo, com o próximo e com a natureza. RECURSOS. Papel madeira, Papel Oficio A4, Lápis grafite, Caneta hidrográfica, Cola branca, Tesouras, Gravuras, maquina fotográfica, TV, DVD, Aparelho de som, CD, Sacolas plásticas Mudas, Faixa AVALIAÇÃO. A avaliação será realizada observando-se; * participação dos alunos nas atividades; * Elaboração do álbum; * Avanço no processo de aquisição da leitura e da escrita e; * socialização e envolvimento na manha de brincadeiras.